Este projeto foi idealizado em 2015, para a exibição em uma feira acadêmica chamada Feira de Produtos, que faz parte do componente curricular do curso de Propaganda e Marketing, da Universidade Paulista.

Para a realização do trabalho, a sala do 2º ano de Propaganda e Marketing foi dividida em grupos. Esses grupos se tornaram agências fictícias e cada agência criou um produto novo para uma marca já existente. O meu grupo formou a agência Inovarte Comunicação, e nós resolvemos adotar a empresa Bimbo como marca mãe para criar o nosso produto chamado Frezadilla - A quesadilla mexicana congelada.
O processo de naming foi concluído através de uma aglutinação com as palavras freezer + quesadilla. Ambas representam bem a proposta do nosso produto que é se posicionar como uma marca de quesadillas, porém, no segmento de congelado.
Baseado na proposta de posicionamento da marca, criou-se o símbolo gráfico. Utilizando-se de ícones que representam de forma didática um produto voltado para o consumo. O nome da marca assina o projeto no canto inferior central, fazendo com que o receptor tenha uma leitura linear do conjunto, facilitando a compreensão e memorização.
O logotipo foi projetado de maneira que os elementos ficassem organizados simetricamente, utilizando o contraste de cores para ressaltar a informação principal a ser assimilada: o nome da marca. O estilo adotado para o logotipo foi o Flat Design. Traços simples e objetivos, cores em tons pasteis chapadas, ausência de gradientes, degradês e sombras, nortearam todo o projeto de identidade visual, embalagem e produção de peças publicitárias, tudo isso para dar mais autenticidade e originalismo a nova marca.
A tipologia escolhida foi estudada para retratar as influências mexicanas do produto, mas de maneira discreta, para não prejudicar a leitura. Ela foi utilizada em caixa baixa e foi retirado o ponto na letra "i".
A escolha da paleta de cores do logotipo foi minuciosa. As cores quentes foram escolhidas para nortear a identidade visual da marca. Os fatores que pesaram a favor desse resultado foi: a região mexicana ser uma região quente; o nosso produto, por mais que congelado, seu estado final é quente e o jeito que ele será exposto na embalagem também; as cores mais encontradas em projetos voltados para a temática mexicana são as cores quentes; quando se analisa a culinária mexicana, as cores mais encontradas em seus pratos são as cores quentes.
Para preservar o logotipo e auxiliar a sua reprodução, foi desenvolvido uma malha construtiva. Cada quadrado da malha é representado por "F" e a medida dos seus lados é representada por "f". Para garantir a sua visibilidade e evitar a interferência de outros elementos gráficos nos diferentes ambientes em que a marca poderá ser aplicada, é necessário que ela tenha no mínimo 1 F de arejamento na horizontal e na vertical.
A redução mínima do logotipo foi estudada para preservar as propriedades da marca e é representada na escala a seguir. A altura mínima do logotipo em impressos deve ser de 3 centímetros (ou 30 milímetros) e em reproduções digitais, ela deve ser de no mínimo 116.6 pixels de altura.
Para as situações que não permitem a reprodução do logotipo oficial, ele poderá ser utilizado em sua versão em traço (positivo e negativo) ou em escala de cinza.
Além das versões em traços negativas e positivas, o logotipo também poderá ser usado em traço em cores. As cores foram escolhidas baseadas na identidade visual da marca.
Este é um guia de como aplicar a marca em diversos ambientes. Quando a marca for aplicada em fundo branco, deve-se utilizar a sua versão alternativa com um risco cinza a mais em volta do prato que circunda as quesadillas. Para aplicações em fundo colorido, recomenda-se não aplica-la diretamente em fundos contendo as mesmas cores da marca (salvo exceções, como amarelo, pois o dourado do detalhe da quesadilla distingue bem o símbolo gráfico do fundo). Para aplicações em fundos com textura, recomenda-se a utilização da textura padrão da marca, ou de texturas monocromáticas. O uso de texturas muito coloridas acaba poluindo visualmente o ambiente, tirando o foco de atenção na marca. Para aplicações em fotografias, recomenda-se o uso em locais escuros da foto, para haver contraste entre o plano de fundo e o logotipo.
O passo seguinte à criação do logotipo foi o desenvolvimento da embalagem do produto.


Para a idealização da embalagem, foi necessário uma grande pesquisa por referências, afinal, trata-se de um produto novo no mercado, o que torna mais importante uma boa fundamentação conceitual. Esses ícones foram alguns, dos muitos que nortearam a criação da embalagem da Frezadilla. 
A embalagem precisa conter duas quesadillas congeladas e três sachês de molhos. Para comportar ambos, a embalagem foi dividida em duas: a Frezadilla e a Frezadilla Molhos. As quesadillas ficam no compartimento maior e os molhos ficam no compartimento menor. Esta divisão foi pensada para proteger ambos, para evitar que quesadillas e molhos fiquem soltos na embalagem e para facilitar o armazenamento. Depois de aberto, o consumidor pode guardar somente os molhos na geladeira, ou somente as quesadillas, para consumo posterior.
Baseado no conceito da marca, nas pesquisas feitas, no seu público alvo e no mercado, foi desenvolvido a embalagem da Frezadilla, reforçando os valores mexicanos da marca, sem descaracterizar o formato de um produto da sessão de congelados. Tudo isso guiado pelo estilo do flat design.
A embalagem detalhada, em suas versões frente e verso e em layout de impressão.
Além da embalagem para a Frezadilla sabor queijo, foi desenvolvido mais duas embalagens para os outros dois sabores do produto: carne com queijo e frango com queijo. Ao todo, são três embalagens diferentes, cada uma contendo duas frezadillas podendo ser de queijo, carne com queijo ou frango com queijo, todas contendo também os três molhos de jitomate, alho e guacamole.
As fontes utilizadas na caixa foram escolhidas para duas funções: título e texto. Os parâmetros que regeram a decisão por elas foram a capacidade de transmitir a identidade mexicana que a marca possuí e legibilidade.
Após a criação da embalagem, surgiu a necessidade de personificar a marca. Para isso, foi necessário a idealização de um mascote.

Depois de mais uma pesquisa sobre a região do méxico, foram escolhidos alguns ícones que representassem bem essa cultura tão rica, reforçando ainda mais a identidade latina do produto.
Baseado nas referências encontradas, criou-se o El Caco. Um cacto tipicamente mexicano.

Finalizados o logotipo, a embalagem, o mascote e desenvolvidos toda a identidade visual da marca, partimos para a criação das peças publicitárias.

Para a promoção dos novos produtos, foram escolhidas mídias online e offline, para o maior alcance do público alvo. O tema da campanha foi: Frezadilla, o autêntico sabor mexicano.

Iniciando pelas mídias offline, o outdoor resume bem toda a proposta do novo produto. Como a verba adotada foi uma verba fictícia nós não nos prendemos ao budget e podemos utilizar mais recursos que o convencional, criando um outdoor com aplique.

O busdoor, que circula por toda a região da costa da mata atlântica (nosso target), também conversa muito bem com o nosso público alvo, despertando a sua curiosidade, fazendo com que ele relacione coisas do seu cotidiano atual com o produto.
Esse é o banner para o ponto de venda. Ele ficará localizado perto da sessão de congelados.
Para a promoção do produto nas mídias online, foram escolhidas algumas plataformas como o Facebook, Instagram, Twitter e Snapchat.
Para a rádio, foi desenvolvido um jingle de 30 segundos. Esse jingle foi veiculado na internet.
Também foi produzido um comercial de 30 segundos para a promoção do produto. Esse comercial foi veiculado na internet.
Essas foram as peças publicitárias que foram confeccionadas para a promoção e lançamento do novo produto fictício no mercado. 

O último passo para a conclusão desse trabalho foi o planejamento, elaboração e montagem do stand aonde o produto ficaria exibido durante os 4 dias de feira, no refeitório da universidade. 
A decoração foi pensada de modo que casasse com toda a proposta do produto trabalhada desde a sua logotipo, até as suas peças de promoção. A temática mexicana esteve presente, juntamente com o produto feito e disponível para a degustação. Um banner explicativo, contendo as informações básicas do produto e os apoiadores do projeto foi exibido no stand, ganhando um destaque especial.

Abaixo, seguem algumas fotos do que foi esse evento, do primeiro ao último dia. Para mais informações, acesse http://www.facebook.com/frezadilla.

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