Este projeto é um estudo propositivo de uma releitura do design e identidade do clube São Vicente Atlético Clube, sediado na minha cidade natal. A minha inspiração foi a sua tradição local e ligação com o meu clube do coração Santos Futebol Clube. O que me motivou a realizar este projeto foi a falta de atualizações de design e de marca da agremiação no passar dos anos. Nessa apresentação, você verá não só o redesign do brasão da equipe, mas também uma proposta de nova identidade visual baseada na história da cidade e na tradição do clube. Essa iniciativa é totalmente autoral, sem vínculos comerciais com a associação atlética.






É impossível falar do clube sem contextualizar a sua cidade sede, São Vicente. Fundada em 22 de janeiro de 1532, ela é a mais antiga do Brasil. E em um dos seus pontos turísticos mais tradicionais, a Biquinha de Anchieta, o clube foi fundado. No dia 21 de abril de 1928, nasceu o Juvenil Feitiço, primeiro nome do clube. Essa inspiração veio em homenagem a um grande jogador da época do time da cidade vizinha, o Santos Futebol Clube.


 



Em 1935, o clube cresceu e os sócios mudaram o seu nome para Feitiço Atlético Clube. Esse nome vigorou até o início de 1950, quando Mansueto Pierotti propôs a mudança de nome para São Vicente Atlético Clube para a equipe se identificar mais com a cidade. O clube passou a adotar o escudo atual (que sofreu pequenas atualizações ao longo dos anos) e que, além do formato do seu brasão, também tem suas cores em homenagem ao Santos FC. E é justamente essa associação e apropriação exagerada com o clube vizinho que faz a agremiação vicentina perder um pouco de sua essência. 






O novo escudo é uma releitura do atual, porém de forma mais moderna, inspirada nos clubes de futebol europeus que também sofreram atualizações recentes como essa. A forma do brasão central sai de sua posição e passa a ser a forma principal. Inversamente, a forma em homenagem ao escudo do Santos FC, antes principal, passa a figurar no centro do escudo. Que agora recebe a ilustração estilizada do leão rompante de púrpura em campo de prata, do Brasão de Armas de Martim Afonso de Sousa, fundador de São Vicente. O nome, agora escrito por completo, ganha maior evidência e projeção acima do escudo e o último detalhe fica por conta da data da fundação quase centenária do clube inserida no brasão central. Todas essas mudanças também criam símbolos próprios, que poderão ser usados em separado para o complemento e enriquecimento da comunicação.






Juntamente com a criação de um novo escudo, também foi pensada uma padronização de cores, fontes, texturas e formas desdobradas do brasão e da bandeira da cidade, que estarão presentes em toda peça de institucional, de comunicação ou promoção do clube. Desde os uniformes até os posts de redes sociais manterão a mesma estética. O conceito dessa mudança surge de uma frase proveniente do hino do clube. Enquanto visualmente, tudo é novo, o manifesto é um velho conhecido do torcedor, evocando o tradicional. Elemento fundamental do esporte no Brasil.  



veja mais projetos

Back to Top