[PT/BR]
Projeto selecionado para a curadoria de The Best Rebranding Examples e Best Design Awards do site DesignRush.
[EN]
Project selected for the curatorship of The Best Rebranding Examples and Best Design Awards on the DesignRush website.


[PT/BR]
Este projeto é autoral, sem fins lucrativos ou intenção de implementação. Ele é apenas um exercício de releitura do escudo clássico do Santos Futebol Clube partindo da premissa da valorização do Rei Pelé.
Além da coroa, outra forma de referenciar o Rei do futebol é através da camisa 10. O número que ele vestiu durante toda a sua carreira no Santos e na seleção brasileira. A inclusão do número 1 ao lado da bola, presente no escudo do clube, transformaria esse pequeno detalhe em um símbolo em homenagem a Pelé.

[EN]
This is an authorial project, with no intention of implementation or profit. It is just an exercise of re-reading the classic shield of Santos Futebol Clube starting from the premise of valorizing King Pelé.
Besides the crown, another way to refer to the King of soccer is through the jersey number 10. The number he wore throughout his career with Santos and the Brazilian national team. The inclusion of the number 1 next to the ball, present in the club's shield, would transform this small detail into a symbol in honor of Pelé.

[PT/BR]
Com mais de cem anos de história, o Santos Futebol Clube é um dos times mais tradicionais do Brasil e do mundo. E seja no aqui no país, como lá fora, é impossível separar o Santos de Pelé (e vice-versa). 
A inclusão de uma referência direta ao Rei no escudo do clube sela essa união, mas o complemento desta informação da comunicação é extremamente importante para reforçar o discurso. A tagline "O time do Rei" cumpre esse papel e coloca o Santos em um patamar único a nível mundial.

[EN]
With more than one hundred years of history, Santos Futebol Clube is one of the most traditional teams in Brazil and in the world. And whether here at home or abroad, it is impossible to separate Santos from Pelé (and vice-versa). 
The inclusion of a direct reference to the King in the club's shield seals this union, but the complement of this communication information is extremely important to reinforce the discourse. The tagline "The King's Team" fulfills this role and places Santos in a unique position worldwide.​​​​​​​

[PT/BR]
A nova identidade não se resume a apenas um redesign de marca, mas também inclui a padronização de uma paleta de cores oficial, a criação de texturas, formas e padrões que se comunicam com as novas mídias, mantendo a tradição e as raízes deste clube centenário.
O aumento da presença do dourado na comunicação do clube também é uma forma de reforçar a imagem de Pelé. Se preto e branco são as cores do Santos Futebol Clube, o dourado é a cor do Rei.

[EN]
The new identity is not only a brand redesign, but also includes the standardization of an official color palette, the creation of textures, shapes, and patterns that communicate with new media, while maintaining the tradition and roots of this centennial club.
The increased presence of gold in the club's communication is also a way to reinforce Pelé's image. If black and white are the colors of Santos Futebol Clube, gold is the color of the King.
Se hoje vemos Messi, Cristiano Ronaldo... é porque um dia tivemos Pelé. Se hoje vemos elásticos, canetas, bicicletas, dribles mágicos e gols antológicos, é porque um dia vimos o Pelé fazer. Se hoje o futebol move bilhões de pessoas, mexe com corações, nos une e nos faz vibrar em uma única sintonia... é porque um dia, isso já foi feito em função de Pelé. O homem que fazia as pessoas pararem o que estavam fazendo para o verem jogar, seus trabalhos, seus compromissos, seus conflitos... Pelé parou uma guerra. Pelé virou cidadão do mundo, Pelé ficou conhecido no mundo todo muito antes da internet existir, da televisão se popularizar... Pelé cansou de realizar o improvável e tornar o impossível, possível. Em um país de terceiro mundo, cheio de problemas, mergulhado em motivos para o povo não sorrir, Pelé nos deu um motivo... um não, três. E falando em improvável, falando em Pelé, não tem como não falar de Santos: o time de província litorânea, que contrariou a estatística que grandes clubes só pertenciam as capitais, e se tornou gigante. Gigante graças a Pelé. Ganhou o Brasil seis vezes, a América e o mundo duas vezes. Isso enquanto o rei ainda desfilava o seu futebol por aqui. Pelé e Santos Futebol Clube foi o casamento perfeito. Do negro que se vestiu de branco, e em preto e branco, fez o santista, o brasileiro e o mundo o reverenciar. Obrigado por existir, obrigado por jogar por aqui, obrigado por nos dar alegria e orgulho. Hoje você se despede da vida, mas a história jamais o esquecerá. Edson Arantes do Nascimento.

Eterno Rei Pelé.

veja mais projetos

Back to Top